Webmail    |    Intranet

Centro de Grãos e Fibras


English Version

As pesquisas são focadas na diversificação agrícola como agente do desenvolvimento regional, com sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica. Os projetos visam atender a demandas e criar inovações para as cadeias de produção de diversas espécies, incluindo as de larga escala, as de importância regional e nichos de mercado.


De toda a atividade do Centro, 70% da programação envolvem o melhoramento genético e desenvolvimento de cultivares, além da transferência para os setores de produção por meio de sementes com a qualidade IAC.


Em 2010 foram produzidas e transferidas aos agricultores 316 toneladas de sementes genéticas, envolvendo 51 cultivares de 18 espécies — algodão, amendoim, arroz, aveia, crotalária, feijão, guandu, gergelim, girassol, labe-labe, mamona, milho-pipoca, mucuna, soja, sorgo, trigo e triticale. Essa produção é o mais forte indicador do sucesso das pesquisas desse Centro na área de melhoramento. Outras atividades: avaliação e seleção de materiais para tolerância à seca e a altas temperaturas, uso da biologia molecular como ferramenta de seleção de plantas, avaliações da qualidade tecnológica, industrial e nutricional de grãos como características essenciais de cultivares modernas.




Sede do Instituto Agronômico
Av. Barão de Itapura, 1481
Caixa Postal 28 - CEP 13012-970
Campinas / SP
Tel. (19) 2137.0600