Webmail    |    Intranet

Centro de Frutas


English Version

A expansão da fruticultura de clima temperado e subtropical no Estado de São Paulo está diretamente ligada às atividades do Instituto Agronômico. Além da viticultura, as pesquisas envolvem pessegueiro, nectarineira, macieira, pereira, marmeleiro, ameixeira, macadâmia, nespereira e caquizeiro.


Os estudos visam à melhoria das técnicas de cultivo e à obtenção de novas variedades de frutas e nozes com alta potencialidade agronômica por meio do melhoramento genético. Na área de viticultura são realizados trabalhos nos principais polos vitícolas do Estado de São Paulo, incluindo adubação e nutrição da videira Niagara Rosada visando à racionalização no uso de fertilizantes. Os estudos envolvem também utilização de reguladores vegetais para a melhoria na qualidade dos cachos e a uniformização da brotação da videira, sistemas de condução e cultivo protegido, a fim de obter maior produtividade, melhoria na qualidade dos cachos, menor incidência de doenças e redução da necessidade de mão de obra. Avaliação do comportamento de copa e porta-enxerto de uvas para mesa, vinho e suco também integram a programação.


Nas fruteiras de clima temperado, como pêssego e nectarina, buscam-se cultivares superiores e pouco exigentes em frio, adaptadas às condições climáticas paulistas, incluindo Noroeste e Norte do Estado, onde ocorrem temperaturas mais elevadas.


Nas fruteiras de clima tropical, há trabalhos com abacaxi e maracujá. No abacaxizeiro, objetiva-se o aumento da produção e a qualidade dos frutos, para a obtenção de variedades resistentes a pragas e doenças e ausência de espinhos nas folhas. O mais recente lançamento, em 2010, é o IAC Fantástico, resistente à fusariose, principal doença da espécie no Brasil. A variedade se destaca pela ausência de espinhos na coroa, facilitando o manejo.




Sede do Instituto Agronômico
Av. Barão de Itapura, 1481
Caixa Postal 28 - CEP 13012-970
Campinas / SP
Tel. (19) 2137.0600