Webmail    |    Intranet

Jardim Botânico IAC


Herbário Jardim Botânico IAC



Apesar do início das funções ter tido sua origem em 1928, sua fundação oficial somente ocorreu em 1935. Seu objeto principal é a conservação, especialmente dirigido ao material brasileiro.


São tarefas a prestação de serviço rotineiro, e de fluxo contínuo da Instituição, simultaneamente à realização de identificação taxonômica de espécies de plantas econômicas para a comunidade, bem como a realização do intercâmbio de exsicatas de herbário (coleção de espécimes vegetais desidratados e prensados, acondicionados em armários de aço e organizados de acordo com sistema moderno de classificação botânica), fundamentais para pesquisa e treinamento em diversidade de plantas.


Nosso herbário possui mais de 43.000 exsicatas e está catalogado oficialmente como "IAC", sigla que o diferencia do outro herbário Institucional, o micológico (IACM), dentre os 115 herbários existentes no país.


Como prestação de serviços do herbário pode-se citar o empréstimo de espécimes para consultas, a doação, a permuta, o recebimento de material para identificação botânica, e a permissão de consultas às exsicatas do herbário para trabalhos científicos por estudantes de nível superior e por profissionais.


Equipe:

Dra. Roseli Busaneli Torres - Curadora
Dr. Luís Carlos Bernacci - 1º Curador Substituto
Dra. Sigrid Luiza Jung Mendaçolli - 2º Curadora Substituta

Botao Voltar


Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600

APTA GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO